A formação do Assistente Social envolve conhecimentos que possibilitam compreender a dimensão da questão social, a cidadania, as desigualdades, os direitos sociais, as políticas públicas e as relações familiares, visando investigar e intervir criticamente na realidade local, regional e nacional, enfrentando questões ligadas à discriminação étnico-racial e de gênero, bem como a violação dos direitos dos diferentes sujeitos. O profissional pode atuar em: Ministério Público; Autarquias Municipais, Estaduais e Federais; Prefeituras; Centros de Referência - CRAS e CREAS; Centros de Capacitação Psicossocial - CAPs; Hospitais e Unidades de Saúde; Empresas Públicas e Privadas; Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS; Tribunal de Justiça; Varas Criminais e Cíveis; Presídios; Escolas e Instituições de Educação Infantil; Universidades e Institutos de Ensino; Organizações não governamentais do Terceiro Setor - ONG's e OSCIPs; e Movimentos Sociais Organizados.
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
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Disciplinas obrigatórias | 2355 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 780 | Padrão | 4,0 | |||
Total | 3135 | Máximo | 6,0 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
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Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução ao Serviço Social | 4(4-0) | 60 | |||
Teoria Política | 4(4-0) | 60 | |||
Economia Política | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 20 | 300 | |||
2º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | |||
Formação Histórica do Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social - FHTM I | 4(4-0) | 60 | SES 110 | ||
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Social | 4(2-2) | 60 | |||
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social | 4(4-0) | 60 | SES 220* | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 40 | 600 | |||
3º período | |||||
Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social - FHTM II | 4(4-0) | 60 | SES 113 | ||
Trabalho e Sociabilidade | 4(4-0) | 60 | SES 220 | ||
Estado e Sociedade | 4(2-2) | 60 | SES 111* | ||
Estudos Demográficos | 4(4-0) | 60 | |||
Metodologia de Pesquisa | 4(2-2) | 60 | |||
Política Social | 4(4-0) | 60 | SES 111* e SES 223 | ||
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 64 | 960 | |||
4º período | |||||
Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Social | 4(4-0) | 60 | |||
Fundamentos Históricos Teórico-Metodológicos do Serviço Social - FHTM III | 4(4-0) | 60 | SES 114 | ||
Política Habitacional e Aspectos Sociais | 4(2-2) | 60 | SES 310* | ||
Seguridade Social - Políticas de Previdência eAssistência Social | 4(2-2) | 60 | SES 310* | ||
Pesquisa em Serviço Social | 4(2-2) | 60 | SES 110* | ||
Processos de trabalho e Serviço Social | 4(2-2) | 60 | SES 114 | ||
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 88 | 1320 | |||
5º período | |||||
Seguridade Social - Políticas de Saúde | 4(2-2) | 60 | SES 321* | ||
Planejamento e Administração Social | 4(4-0) | 60 | |||
Ética Profissional e Serviço Social | 4(4-0) | 60 | SES 114* | ||
Instrumentos e Técnicas de Trabalho do Assistente Social I | 4(2-2) | 60 | SES 114* | ||
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 104 | 1560 | |||
6º período | |||||
Instrumentos e Técnicas de Trabalho do Assistente Social II | 4(2-2) | 60 | SES 430* | ||
Estágio Supervisionado em Serviço Social I | 16(2-14) | 240 | SES 422 | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 124 | 1860 | |||
7º período | |||||
Estágio Supervisionado em Serviço Social II | 16(2-14) | 240 | SES 441 | ||
Trabalho de Conclusão de Curso I | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 144 | 2160 | |||
8º período | |||||
Atividades complementares | 0(0-9) | 135 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso II | 4(4-0) | 60 | SES 443 | ||
Total | 4 | 195 | |||
Total Acumulado | 148 | 2355 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Comunicação e Cultura Digital | 4(2-2) | 60 | |||
Mídia e subjetividade | 4(4-0) | 60 | |||
Comunicação e Política | 4(4-0) | 60 | |||
Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | |||
Direito de Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso | 4(4-0) | 60 | DIR 130 | ||
Direito Administrativo | 4(4-0) | 60 | DIR 130 | ||
História do Estado de Direito e dos Direitos Fundamentais | 0(4-0) | 60 | |||
Famílias e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | ECD 204 ou SES 215 | ||
Planejamento Ergonômico do Trabalho | 4(2-2) | 60 | |||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | |||
Políticas Públicas em Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Estudos sobre Família | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
Estudos da Infância | 6(2-4) | 90 | 1500 OBR | ||
Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisacom Crianças | 4(4-0) | 60 | 1200 OBR | ||
Sociologia do Trabalho | 4(4-0) | 60 | |||
Desenvolvimento Socioeconômico | 4(4-0) | 60 | |||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | |||
Tópicos Especiais em Serviço Social | 4(4-0) | 60 | |||
Família e Sociedade | 4(2-2) | 60 | |||
Metodologia de Análise de Dados Demográficos | 4(4-0) | 60 | |||
Aspectos Socioeconômicos, Culturais e Políticos daVida Rural Brasileira | 4(4-0) | 60 | |||
Gênero e Políticas Públicas | 4(2-2) | 60 | |||
Políticas para Envelhecimento | 4(4-0) | 60 | SES 310* | ||
Políticas de atenção à criança, ao adolescente e àJuventude | 4(2-2) | 60 | |||
Políticas de Enfrentamento à Violência | 4(2-2) | 60 | SES 310* | ||
Política de Trabalho, Emprego e Geração de Renda | 4(2-2) | 60 | SES 112* | ||
Tópicos Especiais em Políticas de Saúde | 4(2-2) | 60 | SES 322 | ||
Segurança Alimentar e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | SES 310* |