Currículo do Curso de Educação Infantil | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Licenciado | ||||||
Coordenador | ||||||
Atuação | ||||||
O Licenciado em Educação Infantil é formado para atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Os graduados em Educação Infantil são professores habilitados em nível superior para a docência na educação infantil. Estes profissionais devem educar e cuidar de forma indissociável da criança na faixa etária de zero a seis anos; atuar no ensino da educação infantil, em creches e pré-escolas; promover e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; atuar no desenvolvimento das atividades de articulação da escola com a família e comunidade; atuar na gestão de instituições de educação; participar da elaboração da proposta pedagógica de instituições de educação infantil; participar da supervisão e orientação de instituições de educação infantil; desenvolver investigações sobre a realidade da educação infantil; elaborar, coordenar e avaliar programas e projetos voltados para a criança. Podem também prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação. | ||||||
Reconhecimento: Autorização: |
||||||
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
Disciplinas obrigatórias | 2850 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 360 | Padrão | 4,5 | |||
Créditos Livres (180h) | Máximo | 8,0 | ||||
Total | 3210 | |||||
Currículo do Curso de Educação Infantil | ||||||
SEQUÊNCIA SUGERIDA | ||||||
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) | Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | ||
Código | Nome | |||||
1º período | ||||||
BIO 120 | Citologia e Histologia | 2(2-0) | 30 | BIO 121* | ||
BIO 121 | Práticas de Citologia e Histologia | 2(0-2) | 30 | BIO 120* | ||
EIN 204 | Família e Desenvolvimento Humano | 4(4-0) | 60 | |||
EIN 205 | Teorias do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem | 4(4-0) | 60 | |||
EIN 210 | Introdução a Educação Infantil | 2(2-0) | 30 | |||
EIN 211 | O Cotidiano em instituições de educação infantil | 4(2-2) | 60 | |||
EIN 212 | O Brincar e as Infâncias em Diferentes Contextos | 2(2-0) | 30 | |||
Total | 20 | 300 | ||||
Total Acumulado | 20 | 300 | ||||
2º período | ||||||
BAN 140 | Elementos de Fisiologia Humana | 3(3-0) | 45 | BIO 120 | ||
CIS 214 | Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
EIN 214 | A Formação e o Trabalho Docente na Creche e na Pré-escola | 2(2-0) | 30 | |||
EIN 239 | Currículo da Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | (EIN 230 e EIN 231) ou (EIN 210 e EIN 211) | ||
EIN 301 | Infâncias: Perspectivas Interdisciplinares | 4(4-0) | 60 | EIN 205 | ||
EIN 337 | Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil | 3(3-0) | 45 | EIN 239* | ||
LET 104 | Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 24 | 360 | ||||
Total Acumulado | 44 | 660 | ||||
3º período | ||||||
EDU 181 | Estatística Aplicada à Avaliação dos Sistemas de Ensino | 4(4-0) | 60 | |||
EIN 233 | Fundamentos da Teoria Piagetiana | 4(4-0) | 60 | EIN 205 ou EDU 210 | ||
EIN 238 | Didática da Educação Infantil | 3(3-0) | 45 | (EIN 211) e (EIN 212) e (EIN 214) | ||
EIN 333 | O Lúdico na Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | |||
LET 290 | LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | |||
NUT 353 | Puericultura | 4(2-2) | 60 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Total | 22 | 330 | ||||
Total Acumulado | 66 | 990 | ||||
4º período | ||||||
CIS 234 | Antropologia | 4(4-0) | 60 | |||
DAN 120 | Desenvolvimento Humano e Dança | 2(1-1) | 30 | |||
EDU 262 | Educação Especial | 4(4-0) | 60 | EDU 117 ou EDU 211 ou ((SES 115 ou EIN 205) e (EIN 338 ou EIN 238)) | ||
EIN 302 | Desenvolvimento Humano | 4(4-0) | 60 | EIN 233 | ||
EIN 341 | Prática Lúdica I | 4(2-2) | 60 | EIN 333 | ||
LET 337 | Literatura Infanto-Juvenil | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 22 | 330 | ||||
Total Acumulado | 88 | 1320 | ||||
5º período | ||||||
EIN 303 | O Bebê na Creche: teoria e prática | 4(4-0) | 60 | EIN 331 ou EIN 302 | ||
EIN 332 | Avaliação do Desenvolvimento da Criança | 6(2-4) | 90 | EIN 302 | ||
EIN 342 | Prática Lúdica II | 4(2-2) | 60 | EIN 333 | ||
EIN 356 | Expressões Artísticas na Infância | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
NUT 350 | Higiene e Saúde | 3(3-0) | 45 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Total | 23 | 345 | ||||
Total Acumulado | 111 | 1665 | ||||
6º período | ||||||
EDU 382 | Metodologia da Pesquisa em Educação | 4(4-0) | 60 | |||
EFI 228 | Educação Física Infantil | 4(2-2) | 60 | EFI 115 ou SES 115 ou EIN 205 | ||
EIN 353 | Linguagem Oral e Escrita | 6(4-2) | 90 | EIN 233 ou EDU 117 | ||
EIN 493 | Estágio Supervisionado em Educação Infantil I | 7(1-6) | 105 | EIN 238 e EIN 239 e EIN 337 | ||
Total | 21 | 315 | ||||
Total Acumulado | 132 | 1980 | ||||
7º período | ||||||
EIN 298 | Atividades Complementares | 0(0-15) | 225 | |||
EIN 335 | Planejamento, Organização, Gestão de Instituições de Atendimento à Infância | 4(4-0) | 60 | EIN 337 e EIN 238 e EIN 239 | ||
EIN 354 | Linguagem Matemática | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
EIN 357 | Ciências Naturais e Sociais | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
Total | 16 | 465 | ||||
Total Acumulado | 148 | 2445 | ||||
8º período | ||||||
EIN 494 | Trabalho de Conclusão de Curso I | 3(1-2) | 45 | (EIN 332) e (EIN 353) e (EIN 354) e (EIN 356) e (EIN 357) | ||
EIN 497 | Estágio Supervisionado em Educação Infantil II | 20(2-18) | 300 | (EIN 332) e (EIN 353) e (EIN 354) e (EIN 356) e (EIN 357) e (EIN 341) e (EIN 342) e (EIN 335) | ||
Total | 23 | 345 | ||||
Total Acumulado | 171 | 2790 | ||||
9º período | ||||||
EIN 495 | Trabalho de Conclusão de Curso II | 4(1-3) | 60 | EIN 494 | ||
Total | 4 | 60 | ||||
Total Acumulado | 175 | 2850 | ||||
Disciplinas Optativas | ||||||
CIS 233 | Antropologia da Saúde | 4(4-0) | 60 | |||
CIS 331 | Família e Parentesco | 5(4-1) | 75 | |||
COM 261 | Fotografia | 4(2-2) | 60 | |||
COM 408 | Comunicação e Discurso | 4(4-0) | 60 | |||
DAN 110 | Música e Movimento I | 4(1-3) | 60 | |||
DAN 170 | Atuação Teatral | 4(1-3) | 60 | |||
DAN 210 | Música e Movimento II | 4(1-3) | 60 | DAN 110 | ||
DIR 130 | Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | |||
ECD 319 | Políticas Públicas e Meio Ambiente | 4(4-0) | 60 | 750 OBR | ||
ECD 372 | Tópicos Especiais em Vestuário | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
EDU 133 | Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 153 | Didática Especial para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades/ Superdotação | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 190 | Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | |||
EDU 191 | Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 223 | História da Educação Brasileira | 6(4-2) | 90 | |||
EDU 232 | Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 241 | Políticas Públicas em Educação | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 313 | Psicologia Social | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 314 | Dinâmica de Grupo | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 324 | Educação do Campo | 5(4-1) | 75 | |||
EDU 332 | Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 346 | Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | |||
EDU 350 | Tecnologias na Educação | 4(2-2) | 60 | |||
EDU 384 | Avaliação em Educação | 5(4-1) | 75 | |||
EDU 389 | Metodologias Investigativas na Formação de Professores | 4(4-0) | 60 | |||
EFI 110 | Socorros de Urgência | 2(2-0) | 30 | |||
EFI 147 | Estudo do Lazer I | 3(1-2) | 45 | |||
EFI 148 | Lazer e Escola | 2(2-0) | 30 | |||
EFI 347 | Estudo do Lazer II | 2(1-1) | 30 | EFI 147 | ||
EIN 307 | Estudos sobre Família | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
EIN 309 | Criança, mídia e consumo no contexto familiar e educacional | 6(2-4) | 90 | EIN 341 | ||
EIN 336 | Estudos da Infância | 6(2-4) | 90 | 1500 OBR | ||
EIN 387 | Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas | 4(2-2) | 60 | (SES 115) ou (EDU 117 e DAN 120) ou (EIN 205) | ||
EIN 394 | Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisacom Crianças | 4(4-0) | 60 | 1200 OBR | ||
INF 103 | Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | |||
LET 170 | Língua Espanhola I | 4(4-0) | 60 | |||
LET 171 | Língua Espanhola II | 4(4-0) | 60 | LET 170 | ||
PRE 408 | Projeto TICs na prática docente | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
PRE 414 | Projeto de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT |